Um convite ao pensar

Um convite ao pensar
Filosofando e interagindo contigo.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Links filosofais

Aqui disponibilizo alguns endereços de site que discutem a Filosofia.

Aproveite e excelente filosofar.

http://www.brasilescola.com/filosofia/


Filósofos - Os grandes pensadores que criaram a tradição filosófica ocidental.
História da FilosofiaA história da filosofia - dois mil e quinhentos anos de existência muitos movimentos revolucionários ocidentais ganham mais sentido e coerência quando analisados em paralelo com a evolução do pensamento filosófico.
Filosofia ClássicaA filosofia clássica é geneticamente importante para o próprio espírito do ocidente. Também na Web está foi responsável pelos mais antigos esforços digitais em filosofia. Alguns dos sites aqui listados se aproximam de uma década de existência e foram modelo de inspiração para dezenas de outros posteriores. Confira.
Filosofia MedievalSites de filosofia medieval são raros, mas preciosos. Há um verdadeiro universo de informação disponível nestes sites. Nenhum outro período de nossa história concedeu a filosofia um papel de tanto destaque na sociedade. Contudo o período é pouco conhecido, mesmo pelos estudantes de filosofia. Boa pesquisa.
Filosofia ModernaA filosofia moderna representa para muitos o começo de uma autentica busca pelo saber. Crítica por natureza, esta nova etapa da epopéia espiritual do ocidente é central para sua compreensão. Os séculos XVII e XVIII apresentam os mais importantes pensadores modernos. Na Web existe muito material sobre o tema e estaremos lentamente acrescentando mais sites.
Filosofia ContemporâneaEste período é talvez o mais complexo de ser entendido. Nele, como em nenhum outro, encontramos mais concepções diversas de filosofia que propriamente disputas temáticas. Neste terreno pedregoso encontramos as mais diferentes correntes espirituais e científicas em filosofia. Devemos igualmente á filosofia contemporânea o nascimento de várias subdisciplinas filosóficas, como as filosofias da linguagem e da religião. Aqui listamos alguns sites representativos e incluiremos muitos outros adiante. Boa sorte.
LógicaA lógica é considerada por muitos uma disciplina propedêutica em filosofia. A lógica esta para a filosofia como a anatomia para a medicina. Nenhum texto filosófico que despreze a estrutura lógica inerente a argumentação é digno de crédito. Esta ciência dos juízos é hoje, como no passado, companheira fiel de toda boa filosofia. Confira.
ÉticaToda ética é filosófica. Para um grandes filósofos, como Platão, a ética é o fim último de toda a filosofia - seu motor e sua razão de ser. Integrados a ética todas os demais ramos da filosofia fazem sentido. Nestes sites você encontrará motivos para crer no que digo. Discutida sob a ótica filosófica ou pragmática, a ética é analisada sob os mais diversos ângulos e posturas.
EstéticaA natureza daquilo que chamamos gosto, aqui se discute. O belo é subjetivo ou objetivo? Existe um critério de beleza universal ou fatores de natureza cultural determinam sua heterogeneidade? Até que ponto podemos compartilhar o prazer estético? Estas e várias outras perguntas excitam a atenção de especialistas e amadores na Web. Acesse.
Epistemologia A epistemologia foi aqui tomada como sinônima de teoria do conhecimento. Todos os sites revelam aspectos deste mesmo problema, emblemático do pensamento moderno - O que podemos saber?
Filosofia PolíticaComo uma extensão da ética, a filosofia política investiga o sentido da vida social e das relações de poder. Aristocracia ou democracia? Individualismo ou comunitarismo? Várias são as perguntas que a política nos faz. Para responde-las devemos descortinar uma coerente visão do mundo. Muitos artigos e teses estão disponíveis nos sites.
Filosofia da ReligiãoA religião é reflexo de um estado evolutivo primitivo da cultura ou é inerente ao homem enquanto criatura? A filosofia da religião analisa as implicações éticas, políticas, gnosiológicas e teológicas da existência de Deus. Há muitas questões a serem respondidas e muitas outras a serem elaboradas no interior desta nova disciplina filosófica. Confiram.
Filosofia da HistóriaA história segue regras fixas ou nossos destinos estão marcados pela fria mão do acaso? Os rumos da cultura ocidental estão marcados por um movimento cíclico ou progressivo? Quais são as forças determinantes do processo histórico? Determinismo versos livre arbítrio - é possível compatibilizá-los? A filosofia da história ocupa um lugar de destaque no pensamento moderno. Compreender suas problemáticas e encontrar suas respostas é obrigação de uma filosofia contemporânea honesta.
Revistas e JornaisRevista e periódicos dos mais variados temas e vertentes filosóficas. Em um verdadeiro universo de sites existentes na Web, selecionamos aqueles que oferecem cultura filosófica acadêmica formatada para o ambiente virtual. Muitos são resultados de um esforço duplo em filosofia e web design. Alguns dos melhores sites de filosofia na Web se encontram listados aqui.
ReferênciasSites de referência para qualquer internáuta, amante da filosofia. Bancos de livros digitais, bancos de teses e artigos, dicionários enciclopédicos e conceituais e bases de dados das mais variadas. Ferramentas úteis para amadores e estudiosos.
DiretóriosIndicam ampla fonte de pesquisa para mentes desejosas de informação e conhecimento. Longas listas de links. Boa pesquisa!

2 comentários:

  1. achei muinto legal o filme sobre a guerra do fogo eles estvam procirando o fogo para se esquentarem e com a intençao de morar apenas em um lugar naquele tempo nao tinha casa entao eles moravam em cavernas e dispitavam territorios

    ResponderExcluir
  2. Podemos comparar caixa a de pandora com a situação atual que estamos enfrentando

    "COVID 19"

    E um novo vírus que afetou vários outros continentes e agora está no Brasil

    O vírus causa uma doença respiratória semelhante à gripe.

    SINTOMAS

    Dor de garganta

    Tosse

    Febre

    Dificuldade para respirar (em casos graves)

    É possível se proteger ao lavar as mãos com frequência e evitar tocar no rosto.
    Em casos mais raros, ela pode ser fatal. Idosos e pessoas com outras condições médicas (como asma, diabetes e doença cardíaca) são mais vulneráveis a quadros graves.

    Podemos comparar a Caixa de Pandora, com a situação atual...
    O mito grego sobre a origem do mal : Essa caixa continha todas as desgraças do mundo: a guerra, a discórdia, o ódio, a inveja, as doenças do corpo e da alma, como também a esperança

    Essa esperança que devemos ter para combater esse novo vírus, vamos ficar em casa sair só se for necessário, tomar cuidado ao sair não tocar no rosto lavar as mãos, te cuidado com nossos idosos

    Se lembrem a caixa de pandora foi aberta mais além de saíres todos os marés, saio dentro dela também a "esperança" , e creio que a esperança combater todos os marés

    ResponderExcluir