O professor Dermeval Saviani, um grande educador brasileiro, o qual tem contribuido de forma decisiva para uma educação emancipadora recorre a Marx para uma melhor explicitação do trabalho como principio educativo. Nesta perspectiva afirma:
(...)
Marx procura entender em que consiste a essência humana, correlato entre outras
denominações que também aparecem no texto, como natureza humana e realidade
humana. E a resposta que encontra para a pergunta formulada é o trabalho. (...)
Por tanto, é pelo trabalho que os homens produzem a si mesmos. Logo, o que o
homem é, o é, pelo trabalho. O trabalho é, pois, a essência humana. (...) “quando
Marx vai à realidade histórica, só vê essa essência. (...). O trabalho que ele
encontra na existência real, concreta, do homem é justamente o trabalho
alienado” (SÁNCHEZ VÁZQUEZ, 1977, 415-416). Assim, a essência humana só se
manifesta como essência alienada, isto é, negada nas relações reais que os
homens mantêm com os produtos de sua atividade, com sua própria atividade e com
os outros homens com que se defronta no processo de trabalho. 225
Ao produzir a si mesmos através do trabalho, os homens transformam a natureza e a si mesmos. Entretanto na realidade histórica, o trabalho se apresenta de forma alienada, estranha na relação em que "os homens mantêm com os produtos da sua atividade, com a sua própria atividade e com os outros homens com que se defronta no processo de trabalho", ou seja, o processo dialético com as suas contradições se faz presente, se assim não fosse (fenômeno-essência), não poderiamos considerar o trabalho como principio educativo.
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